top of page

ALIMENTAÇÃO E FASES DE VIDA: PARA CADA NECESSIDADE UMA ALIMENTAÇÃO ESPECIFICA.

Atualizado: 31 de jan. de 2022



Um quesito básico no cuidado de pets e que influencia diretamente na qualidade de vida e na longevidade, é a alimentação. Quando chegamos ao mercado temos uma infinita variedade de rações e a duvida surge: Qual a melhor ração?

Muitas pessoas costumam usar a ração para filhotes por toda a vida do animal por “ser mais forte” (como foram orientadas uma vez) ou por o grão ser menor, mas, se fosse para ser oferecido somente ração de filhote qual a finalidade da existência da ração para adultos, idosos, raças pequenas, raças médias, light, animais castrados e tantas outras especificações?


"Em cada fase de vida o organismo necessita de uma quantidade diferente de energia, minerais e aminoácidos e é exatamente ai que esta a diferença entre as rações."

Um filhote precisa de muita proteína e energia, pois esta crescendo, formando dentes, ossos, musculatura, pelagem... por isso a ração de filhote é “mais forte” porém um animal adulto já não necessita de tanta energia assim, além do metabolismo reduzir com a chegada da fase adulta o animal necessita apenas manter o que já foi construído na fase inicial, com o avançar da idade chega a fase sênior ou idosa e o metabolismo reduz mais ainda e cada ano que passa as necessidades energéticas vão reduzindo, o animal já não corre mais como antes, já não é tão ativo e por isso sua alimentação deve suprir suas necessidades sem excessos.

O peixe morre pela boca – ditado popular que se encaixa muito bem aqui, você pode levar seu pet a casos graves de obesidade e problemas hepáticos e/ou renais ofertando alimentação errada ao longo de sua vida. Um animal que viveria 10, 15 anos viverá no máximo 8 e sofrendo calado pois esses problemas costumam ser silenciosos e quando o animal vem a apresentar sintomas o comprometimento já é avançado. A situação se agrava mais ainda quando temos cães e gatos convivendo no mesmo lar. Muitas vezes um come a comida do outro e quando os sintomas de doenças renais aparecem, ja é um quadro quase irreversível.

A ração que o pet do seu amigo esta usando talvez não servirá para o seu pet; idade, raça, porte, atividade, pelagem, entre outros influenciam diretamente na escolha da ração. O profissional habilitado para dizer qual melhor tipo de alimento para o seu pet é o veterinário, ele é o único que poderá lhe indicar o melhor alimento para o seu animal.

Mas o meu animal só pode comer ração? Ofertar alimentação natural é permitido desde que esse alimento seja preparado especificamente para o animal e para aquele dia, dar resto de alimentação humana não é alimentar de forma natural um animal e também pode trazer sérios riscos a vida do seu pet. Devido a correria dos dias atuais a ração ainda é a melhor opção.


Semana que vem voltamos a falar sobre este assunto que é tão vasto e tão importante na saúde dos nossos pets. Qualquer duvida, consulte o veterinário!


Allannessa Macêdo

Médica Veterinária

CRMV-MA 1362



74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page