top of page

ALIMENTAÇÃO: ESCOLHENDO A RAÇÃO E FORNECENDO AO SEU PET.

Atualizado: 9 de jul. de 2022

Como falado anteriormente, a ração ainda é a melhor escolha para a alimentação do seu pet. Além de balanceada, a ração é pratica e de baixo custo (comparada a alimentação natural - a prescrita por um nutricionista veterinário e não aquele resto do que sobrou do almoço ou o famoso angu).



No mercado, temos disponíveis rações que variam quanto ao grau de digestibilidade e pureza dos componentes e de valores/kilo; sendo, da mais barata e com menor grau de digestibilidade e pureza, indo para a de mais alta digestibilidade: Populares, Standard, Premium, Premium Plus ou Premium especial e Super Premium.

A venda de ração a granel ou no kilo é uma pratica, infelizmente, comum no Brasil e pode causar sérios riscos a saúde dos animais. Após uma media de 20 minutos exposta a luz solar a ração inicia seu processo de oxidação o que faz com que ela perca suas vitaminas e nutrientes além de absorver a umidade contida no ar, que leva a sua fermentação.

Quanto maior a saca de ração mais barato o preço por kilo se torna, mas o tamanho do seu animal deve ser levado em conta, pois mesmo bem acondicionada, a ração não pode passar muito tempo aberta ou causará doenças intestinais.


A quantidade diária recomendada de alimento para o seu animal e sua fase de vida, você encontra na embalagem original do produto e deve ser fornecida dividindo aquele valor em 2 ou 3 vezes ao dia. Após 20 a 30 min a ração que sobrou no prato deve ser recolhida e guardada em um pote escuro e bem fechado e novamente oferecida na próxima refeição. Assim evitamos a perda de nutrientes, a fermentação da ração, a contaminação por bactéria e poeira e a obesidade, além do menor sinal de perda de apetite já lhe indicar que há algo que deve ser observado. Animal não abusa a ração ou ele esta com algum problema ou a ração esta de baixa qualidade.


Jamais retire a ração de sua embalagem original, esta embalagem foi estudada e criada para garantir a qualidade do seu conteúdo ate o fim. Caso queira colocar em algum recipiente, coloque a saca original, dentro do recipiente em questão. Evite deixar a saca de ração em contato com o chão ou com a parede, isso também altera a qualidade do produto contido na embalagem e evite incidência direta do sol na saca de ração ou no recipiente que a armazena.

Tomando esses cuidados e respeitando as indicações contidas na embalagem, você garantirá uma alimentação nutritiva, correta e segura para o seu pet.


Os comedouros devem ser escolhidos conforme as características do seu pet, comprimento e largura do focinho, altura, particularidade das raças, especie animal, entre outras questões. Para rações recomendo o uso de comedouros anti-formigas (eles veem com uma borda para colocar agua e impedir que a formiga entre na ração). Independente do material e modelo do comedouro utilizado, este deve proporcional um conforto no momento da alimentação.


Quando você for escolher a alimentação e o tipo de comedouro que ira ofertar para o seu pet, 'e sempre importante pedir orientação ao médico veterinário, ele irá lhe indicar o melhor para a saude e a qualidade de vida do seu bichinho.


Allannessa Macêdo

Médica Veterinária

CRMV-MA 1362

Comments


bottom of page