Dentro de todo universo animal, escolhi como tema do nosso primeiro contato, um assunto bem atual, para muitos pode parecer óbvio, mas muitas pessoas ignoram esse fato: FILHOTES CRESCEM!
Filhotinhos são lindos, fofos, adoráveis, da vontade de apertar, ficar com todos... essas são algumas das coisas que escutamos da maioria das pessoas quando falam sobre filhotes, muitos ate saem “colecionando” filhotes. O tempo passa e eles começam a dar trabalho, aumentam os gastos, exigem tempo, cuidados e acompanhamento veterinário periódico, e ai?
Costumo descrever pets como filhos dependentes por toda a vida, são criancinhas que sempre vão depender de um adulto, ou proprietário, para comer, beber, higienizar... enfim, para tudo! Depois, pergunto se o cliente esta preparado para toda essa
responsabilidade.
Cada dia aumenta o número de animais abandonados, simplesmente jogados na rua por já não serem mais aquele filhote lindo e fofo que foi comprado ou adotado uns meses atrás, por ter crescido mais que o esperado e muitas vezes por adoecerem (é mais fácil se livrar do problema jogando ele fora e pegar outro filhote, bicho é bicho – pensamento repugnante que existe, SIM, e é mais comum do que parece). Abandonar um animal, além de crime, é um ato de crueldade; aquele animal sofrerá, e em muitos casos morrerá, talvez atropelado, talvez de fome e sede, de alguma doença... tantas possibilidades!
Particularmente a pior categoria de abandono que eu acho é a de filhotes indesejados. Recentemente jogaram na porta do escritório de um cliente nosso uma sacola com 3 gatinhos que nem sequer tinham aberto os olhos, simplesmente jogados e abandonados a sua própria sorte. Será que nunca avisaram que animais se reproduzem? Se você não quer filhotes CASTRE o seu animal ou crie um macho! Graças a Deus quase que imediatamente conseguimos um adotante para os 3 gatinhos que estão sendo alimentados e bem cuidados, como merecem.
Muitas campanhas existem hoje em dia tentando conscientizar as pessoas sobre POSSE RESPONSÁVEL, que nada mais é que mostrar para aquelas pessoas que possuem interesse em criar um pet todos os pontos “desfavoráveis” e a responsabilidade que o tutor assume com este ato. É uma tentativa de minimizar os abandonos e o sofrimento dos animais.
Se você estava pensando em ter um bichinho já olhou por este lado? Antes de pegar um animal para criar avalie todas as possibilidades, caso você realmente queira e tenha certeza que vai dar conta do recado, que tal adotar um animalzinho abandonado? Existem muitos por ai, com histórias tristes, esperando apenas um lar quentinho, um prato de comida e carinho, em troca eles lhe agradecem com alegria, descontração, brincadeiras, GRATIDÃO e LEALDADE.
Na nossa clinica temos um projeto de adoção responsável #adoteumpet, conheça mais do projeto no nosso site www.medzoo.com.br.
Allannessa R. C. Macêdo
Médica Veterinária
CRMV-MA 1362
Comments