top of page

Rottweiler




NOME DA RAÇA
Rottweiler
PORTE
Grande
PESO
Fêmeas: 34-48 kg. Machos: 50-60 kg
ALTURA NA CERNELHA
Fêmeas: 56-63 cm. Machos: 61-68 cm
NÍVEL DE ATIVIDADE
Muito Alta
TEMPERAMENTO
Autoconfiante, protetor e leal
ADESTRABILIDADE
Muito Alta


Introdução

Origem

O Rottweiler figura entre as raças mais antigas. Sua origem remonta à época dos romanos, onde foi criado como um cão de guarda e boiadeiro. Esses cães imigraram com as legiões romanas através dos Alpes, guardando homens e tocando o rebanho.

Nos arredores de Rottweil, Alemanha, eles se encontraram com os cães da região. Houve, então, uma miscigenação, formando a raça com conhecemos atualmente.

Estes cães passaram a serem chamados de Rottweiler por causa da antiga cidade de Rottweil, Rottweiler Metz-gerhund (Cão de açougueiro de Rottweil). Os açougueiros criavam esta raça por pura exibição, sem qualquer utilidade específica.

Assim, no decorrer do tempo, este cão de passeio passou a ser mais utilizado como cão de tração. No início do século, quando se pesquisaram diversas raças para a função policial, o Rottweiler também foi avaliado, demonstrando-se extraordinariamente adequado às tarefas do serviço policial. Por esta razão, no ano de 1910, foi oficialmente reconhecido como um cão policial.

A raça foi reconhecida pela AKC em 1931 e pela FCI em 1º de janeiro de 1955.

Nome original

Rottweiler

País de origem

Alemanha

Características Gerais

Comportamento e Cuidados

Predisposição a doenças

Referências Bibliográficas


Comments


bottom of page