top of page

Shih Tzu


NOME DA RAÇA

Shih Tzu

PORTE

Pequeno

PESO

Fêmeas: 4,5-8 kg. Machos: 4,5-8 kg

ALTURA NA CERNELHA

Fêmeas: 25-27 cm. Machos: 25-27 cm

NÍVEL DE ATIVIDADE

Moderada

TEMPERAMENTO

Brincalhão, carinhoso e calmo

ADESTRABILIDADE

Moderada


Introdução

Introdução Origem Apesar de ter suas raízes no Tibete, a raça Shih Tzu foi desenvolvida na China, onde esses cães viviam nos palácios imperiais. Formada provavelmente a partir do cruzamento dos pequenos cães sagrados do Tibete com os antepassados do Pequinês moderno.

Na religião budista, o leão é considerado um animal-atributo da divindade e em muitas pinturas antigas, o próprio Buda está representado junto à um leão. Talvez por esse motivo, o Shih Tzu, uma das raças com aspecto leonino, (e que o próprio nome em chinês significa leão), seja uma das raças que até hoje são tão apreciadas em toda a China.

A China se tornou uma república em 1912, após o que exemplares da raça encontraram seu caminho para o ocidente, embora a primeira importação registrada para a Grã-Bretanha não ocorreu antes de 1931.

A raça foi reconhecida pela FCI em 1957, pela AKC em 1969 e o padrão oficial válido pela CBKC é de 2015.Nome original Shih Tzu País de origem Tibet (China)

Características gerais

Características gerais Aspectos raciais Sua cabeça é larga e redonda, com stop definido. A trufa é Preta, porém marrom escuro em cães de cor fígado ou com manchas fígado é aceitável. A parte superior da trufa deve estar em linha ou ligeiramente abaixo da pálpebra inferior. Trufa nivelada ou com a ponta ligeiramente inclinada. Narinas bem abertas. Trufa direcionada para baixo é altamente indesejável, bem como narinas pontudas. Pode ter um ligeiro prognatismo inferior, com mordedura em tesoura ou torquês. Os olhos são grandes, escuros, redondos e inseridos bem separados, mas não proeminentes. Expressão calorosa. Em cães fígado ou com manchas fígado, olhos mais claros são permitidos. O branco dos olhos não deve ser visível. As orelhas são grandes, de bom comprimento, portadas pendentes. Inseridas ligeiramente abaixo da linha superior do crânio e com uma pelagem tão abundante que parecem unidas ao pelo do pescoço. A cauda é bem guarnecida de pelos, portada alegremente sobre o dorso. Inserida alta. Sua altura é aproximadamente em nível com a do crânio, dando um contorno equilibrado. A pelagem do Shih Tzu possui revestimento exterior longo, denso, não encaracolado, com moderado subpelo, não lanoso. Ligeira ondulação é permitida. Pelo não afetando a habilidade do cão para enxergar. O comprimento do pelo não deve restringir o movimento. Todas as cores são permitidas; uma listra branca na testa e branco na ponta da cauda são altamente desejados nos particolores. Pelo Longo

Comportamentos e Cuidados

Predisposições a doenças

Referências Bibliográficas


Comments


bottom of page